As apostas
de quem trabalha com marketing digital nunca foram tão certeiras: é que, com
base em seu histórico de acesso a um determinado clipe musical, por exemplo,
determinar tendências ficou fácil. Mas listas de reprodução podem não apenas
indicar seu perfil enquanto consumidor: a forma como o cérebro trabalha pode
estar também diretamente relacionada às nossas preferências musicais.
A tese foi
elaborada por pesquisadores da Universidade de Cambridge (Reino Unido) e,
conduzida pelo estudante de PhD David Greenberg, contou com a participação de
mais de 4 mil pessoas. Para que as constatações pudessem ser feitas, um
aplicativo para Facebook chamado “myPersonality” foi usado: o questionário
foi então aplicado, e cinco traços de personalidade puderam ser
mensurados.
Com base no
Inventário NEO Revisado de Personalidade, foram analisados o “neuroticismo”
(pessoas que possuem tendência a comportamento negativo), “extroversão”,
“disposição a novas experiências”, “afabilidade” e “consciência”. A segunda
etapa do teste consistiu no registro das preferências musicais dos
participantes: cada voluntário ouviu a 15 segundos de 50 músicas diferentes,
canções estas que representam o total de 26 gêneros e subgêneros musicais.
Quem gosta do
quê?
Finalizadas as
duas fases do estudo, os resultados tabulados foram os seguintes: pessoas
"empáticas" gostam de músicas suaves, tais como as de R&B
(“Ritmo e Blues”, em tradução livre), rock também “calmo” e “despretensioso”
(como folk e country) e canções contemporâneas (como acid jazz ou club jazz e
europop, estilo difundido pela Europa a partir da década de 1970). Este grupo,
surpreendentemente, prefere sons menos agitados, com profundidade emocional e
que abordam sentimentos negativos como depressão e tristeza.
Aqueles com um pensamento
“sistemático” preferem “músicas mais intensas”, enérgicas. Ao contrário
das pessoas tidas como empáticas, as de pensamento pragmático gostam de
composições que abordam emoções positivas e que contam com “altos níveis de
profundidade e complexidade”. Quem deseja colocar a tese dos pesquisadores à
prova pode fazer um teste, conforme sugerem os autores.
Faça o teste
Se você gosta de
clássicos como “Come Away With Me” (Norah Jones), “All of Me” (Billie Holiday)
ou de “Crazy Little Thing Called Love” (Queen), então sua personalidade é a de
uma “pessoa empática”.
Composições como
o “Concerto em C” (Vivaldi), “God Save the Queen” (Sex Pistols) ou “Enter Sandman”
(Metallica) são as preferidas por parte daqueles com “pensamento sistemático”.
“Ao conhecer o
tipo de personalidade de um cliente, serviços [de streaming] podem, no futuro,
ser capazes de fazer recomendações precisas a um indivíduo”, comenta Greenberg
acerca do potencial comercial da empreitada.
Fonte: Mega
Curioso
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