0


O paladar é um importante sentido humano. Ele é gerado pelos corpúsculos gustativos que estão localizados na língua. Graças ao paladar, conseguimos sentir o sabor dos alimentos. Essa capacidade tem relação com estímulos nervosos que vêm da língua e do epitélio olfatório do nariz.

O paladar é uma sensação química, percebida pelas células receptoras. Para que possamos sentir os sabores, nosso cérebro precisa interpretar os estímulos gustativos e olfativos durante a alimentação.

Graças ao paldar somos capazes de diferenciar o azedo, o amargo, o doce e o salgado. O paladar funciona da seguinte forma: as papilas linguais, conectadas às terminações nervosas, captam os estímulos do sabor e enviam os impulsos nervosos para o cérebro, onde os sabores são transformados em sensações gustatórias. Nesse processo, a saliva também é importante, pois ajuda a capturar os sabores dos alimentos.

As papilas linguais da superfície da língua são capazes de captar todos os sabores primários, mas pessoas que têm o vício do tabagismo ou que utilizam medicamentos podem ter a capacidade do paladar prejudicada. Isso acontece principalmente porque o cigarro diminui a sensibilidade da língua, dando origem a um problema chamado de Ageusia, ou ausência do paladar.




Fonte: Site de Curiosidades 

Postar um comentário

 
Top