Sabe aquela coisa automática de “a sua opinião é muito importante para nós”? Pois é. Opiniões até são mais bem aceitas, mas, quando o assunto é crítica, a receptividade nem sempre acontece. A lógica é simples: ninguém gosta de ouvir que está errado.
O fato é que,
independente disso, seremos criticados. A vida não é exatamente uma série de
eventos divertidos e prazerosos, e, por isso, é sempre bom aprendermos a lidar
com aquilo que não nos agrada. O Fast Company publicou um artigo que sugere a melhor forma
de lidar com críticas e, claro, nós decidimos compartilhar essas dicas com
você.
Primeiro é bom
entendermos que críticas não nos fazem mal apenas porque não gostamos de ouvir
que estamos errados. Além disso, uma crítica faz com que a gente sinta que não
é bom o suficiente em determinados aspectos, o que acaba afetando também a
nossa autoestima. Receber críticas também pode nos deixar incertos e sem
esperança com relação ao futuro. Não é de se espantar, então, que a maioria das
pessoas interprete críticas como uma forma de ataque pessoal. Mas e se te
dissermos que ser criticado é algo positivo? Você acreditaria?
É verdade
A expert em
estratégias de negócios, Kathleen Caldwell, explica que precisamos mudar nosso
ponto de vista a respeito das críticas que recebemos. Deixar de enxergá-las
como aspectos puramente negativos já é um grande passo. Em vez disso, que tal
pensarmos nessas críticas como uma forma de melhorar nossos aspectos negativos
e, dessa maneira, crescer?
Por isso, é
preciso aceitar que, como todas as pessoas no mundo, sem exceção, você tem
pontos negativos que podem ser melhorados. O reconhecimento dos seus defeitos é
um passo importante para isso, e pessoas de sucesso costumam ter sucesso porque
sabem de suas limitações e procuram formas de melhorar.
“Críticas, ou
feedbacks, são muito importantes porque nós temos pontos cegos em relação à
nossa vida pessoal e profissional, e nós não conseguimos nos enxergar da
maneira como os outros nos enxergam”, explica a especialista. Saber como as
pessoas nos veem é fundamental para que, dessa maneira, possamos mudar algumas
atitudes e fazer ajustes.
Mudança de ponto
de vista
Além disso, é
fundamental deixar de pensar em críticas como formas de ataque pessoal. Imaginar
que as críticas que você recebe são um feedback é uma boa forma de tirar a
carga negativa que elas possam ter nesse sentido.
Outra coisa
importante a ser feita é considerar a origem desse feedback. A pessoa que está
falando que sua apresentação no trabalho poderia ter sido melhor é alguém que
sabe apontar quais foram os erros? Ou é alguém que nem entendia do que você
estava falando? É preciso saber se a pessoa que faz a crítica está tentando
ajudar ou desmotivar você.
Nesse sentido,
ouvir a crítica com atenção e evitar ficar na defensiva logo de cara, que é a
reação mais comum, é fundamental. Manter o foco e estar disponível para um
diálogo aberto e sincero é mais uma ação necessária. Para isso, escute tudo com
calma e respire profundamente enquanto ouve o feedback – isso vai deixar sua
mente confortável e relaxada, de modo que você vai conseguir realmente ouvir o
que a pessoa está dizendo, e não apenas interpretar tudo na defensiva.
Em vez de
crítica, chame de “feedback”
Repense seus
conceitos de crítica, de modo que seja possível rever o que ser criticado
significa. Quando alguém é criticado por chegar atrasado sempre às reuniões do
trabalho, essa pessoa pode interpretar isso como uma ameaça ou um comentário
negativo de modo geral quando, na verdade, a mensagem é bastante simples:
chegue mais cedo na próxima vez.
Para evitar
interpretações equivocadas, Kathleen recomenda que seja feita uma lista com as
informações que recebemos em um feedback e as interpretações que demos a elas.
Colocar tudo isso no papel nos ajuda a ter uma visão real do que aconteceu,
afinal, o importante é se focar nos fatos, não no drama que fizemos em volta deles.
A partir dessa
visão sistemática do feedback, podemos determinar a importância dele, afinal,
nem toda crítica tem fundamento. Para saber se o que você ouviu é realmente
importante, dê um passo para trás e tente voltar à situação a respeito da qual
você foi criticado. Analise a situação como se ela não tivesse sido vivida por
você, mas por outra pessoa. Se precisar de ajuda, peça os conselhos de um amigo
em quem você confia.
Perguntar não
ofende
Além de tudo,
faça perguntas. Quando nos sentimos criticados, é fácil interpretar o que
ouvimos de maneira equivocada. Nesse sentido, se você não entendeu o que a
pessoa quis dizer, pergunte. Se não sabe como perguntar, um jeito simples é
repetir o que a pessoa disse e emendar com: “Estou entendendo corretamente?”.
Por
mais estranho que seja, faria muito bem para você se você conseguisse, depois
de ouvir uma crítica, agradecer por ela. Depois, diga o que você pretende fazer
a respeito do que ouviu. No caso da pessoa que chega atrasada às reuniões, pode
ser bom ela dizer que haverá mais comprometimento nesse sentido.
E,
claro, uma vez que você fala que vai fazer alguma coisa, é preciso fazer. Mais
tarde, você pode voltar a conversar com quem criticou sua postura e perguntar
se essa pessoa sente que você progrediu de alguma forma. Pode ter certeza de
que isso vai ser positivo.
Fonte: Mega
Curioso
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