0

Cientistas da UC Davis Medical Center, Estados Unidos, conseguiram atingir seu objetivo ao tentar descobrir qual o impacto que o hábito de estalar as juntas causa nas articulações. Muitas pessoas acreditam que é prejudicial. E você? Acredita que sim?

É importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se identificarem.


Nossa redação foi atrás de o que realmente acontece quando estalamos os dedos. Será que é verdade que os dedos ficam mais grossos quando praticamos essa “mania”? A grosso modo, as juntas são os locais onde dois ossos se encontram, embalados por uma espécie de cápsula articular, que é preenchida com um líquido, chamado fluído sinovial.


Quando estalamos nossos dedos, esse espaço entre os ossos se expande. O líquido articular, que também é uma das fontes de nutrição para a cartilagem, se torna insuficiente para preencher a lacuna, fazendo com que a pressão dos gases que estão dissolvidos no fluido sinovial, aumentem seu volume, consequentemente, aumentem a mobilidade das articulações.

Além disso, o som dos estalos é causado pela liberação rápida desses gases. Se você tirar um raio-x da junta depois de estalada será possível ver uma bolha de gás em seu interior. Isso é o que faz com que as juntas aumentem entre 15% a 20% seu volume. Esses gases contém aproximadamente 80% de dióxido de carbono. E você só conseguirá estalar novamente quando esses gases voltarem para seu devido lugar.


Um radiologista, Robert D. Boutin, e um cirurgião, Robert Szabo, analisaram os dados de 40 voluntários que participaram da pesquisa. Dentre eles, 30 tinham o hábito de estalar os dedos, enquanto os outros 10 nunca haviam feito isso, pelo menos não de propósito. Como puderam observar, o movimento articular aumenta sua amplitude logo depois do estalo; isso significa uma espécie de “aquecimento” das articulações.

O que torna essa prática uma boa tática preventiva de doenças articulares, mas sobre isso ainda não se tem uma conclusão definitiva. A pesquisa também mostrou que as pessoas que tem esse hábito não possuem as juntas mais grossas, inchaços, nem sofrem de artrite.





Fonte: Fatos Desconhecidos 

Postar um comentário

 
Top