O que você faria se estivesse construindo uma estrada e uma montanha “se enfiasse” no seu caminho? Muito optariam por contornar o obstáculo, mas não foi isso que o governo da Suíça decidiu ao construir o túnel ferroviário de São Gotardo, que se tornará o maior do mundo assim que for inaugurado.
Com extensão total de 57 km (e
mais de 150 km em caminhos secundários, poços e passagens), o projeto vai
superar o Túnel Seikan, no Japão, atualmente o maior do mundo, com 53,85 km. A
inauguração comercial será em junho de 2016, mas em 1º de outubro deste ano
começarão as primeiras viagens-teste da nova via.
A construção começou em 1999 e consumiu mais de 10,1 bilhões de francos
suíços – o equivalente a mais de 37 bilhões de reais! O túnel liga as comunas
Erstfeld e Bodio, na Suíça, e acomodará trens passando a quase 250 km/h. A
passagem vai facilitar, inclusive, as viagens à Itália. Espera-se diminuir em
até uma hora o trajeto entre Zurique (na Suíça) e Milão (na Itália).
Os Alpes Suíços, em especial o Maciço de São Gotardo, dificultavam o
trajeto na região. A construção do túnel começou pelas duas extremidades,
através do uso de quatro máquinas de perfurar rochas, que retiraram 31 milhões
de toneladas de terra. Os dois caminhos se encontraram em 2010, em um evento
transmitido pela televisão do país.
Mas
nem tudo são flores: infelizmente, durante as obras faleceram oito operários
dos cerca de 2,5 mil que trabalharam na megaconstrução. Agora, para a próxima
década, dois outros megatúneis devem ser finalizados nos Alpes Suíços: um
ligando Lyon (França) a Turim (Itália) e outro substituindo o túnel Brenner,
que fica entre a Áustria e a Itália.
Fonte: Mega
Curioso
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